top of page

Qual a utilidade da arte para o mundo?

Alguns visualizam a arte como uma decoração de luxo, outros pensam nela como uma forma de expressar sentimentos, passar uma mensagem. Outros enxergam na arte um investimento de longo prazo, que pode proporcionar lucros estrondosos.


Coleção de arte
Sem título - por David Teniers

A arte tem um caráter estético relacionado diretamente às emoções do ser humano. Ela é um reflexo da essência e civilização humana.


Mas você já parou para pensar qual é a utilidade da arte para o mundo? Será que ela é realmente necessária? Por que o ser humano insiste em criar arte e se expressar dessa maneira?


Para evitar que este texto se disperse muito do assunto principal, vamos falar apenas dessas artes plásticas: pintura e desenho.


Desde o começo dos tempos, na Pré-História, o ser humano começou a fazer arte: as pinturas rupestres. Acredita-se que o motivo dos "homens das cavernas" começarem a fazer esses desenhos nas paredes das cavernas teria origem ritualística. Na época, a sobrevivência dependia essencialmente da caça. Os homens e mulheres acreditavam no "poder das imagens", e por isso, criavam cenas de presas em situação de caça, para que essa fosse mais eficiente.



No decorrer da história, vemos a arte sendo usada como ferramenta para comunicação. Podemos examinar as obras de arte sacra, que serviam como uma forma de disseminar a crença cristã, ou também podemos observar as estátuas dos grandes líderes de Roma, que serviam para impor respeito à população.


A arte sempre teve alguma utilidade clara, baseada em interesse.


A sociedade atual, logo depois de ter sido bombardeada por diversas vanguardas no século passado, das quais mudaram completamente o conceito arte, se encontra num contexto confuso: Qualquer coisa pode ser arte, contanto que as pessoas acreditem que é arte.


Neste ponto, a utilidade da arte se tornou um tópico muito mais abstrato do que deveria ser, no entanto, existe sim uma resposta clara.


Gosto de pensar que a arte atual tem três utilidades principais: Propaganda, Entretenimento e Catarse. Anteriormente existia mais uma: a utilidade Histórica, que tinha como principal função registrar eventos históricos que ocorriam na sociedade, mas ela foi substituída por fotografias, vídeos e outras formas de representação gráfica desses acontecimentos. Ainda existem outras utilidades, mas de menor importância para o mundo da arte, são essas a Arte Ritualística e a Decorativa (que é feita meramente para decorar, normalmente feita em linha).



Propaganda

Campbell Soup - Andy Warhol

É a arte que abusa de cores, formas e gatilhos mentais para convencer o observador a tomar determinada decisão, comprar determinado produto, etc. Essa é a arte que vemos nos comerciais, nas logos, nos sites e aplicativos que utilizamos todos os dias. Tem uma função quase que totalmente comercial.

Andy Warhol usava cores e repetição de formas para criticar esse tipo de arte focada na propaganda.




Entretenimento

Betty boop animação
Betty Boop - Max Fleischer & Grim Natwick


É a arte que tem como principal função entreter o observador, diverti-lo e talvez passar uma mensagem. Esse tipo de arte está presente nas histórias em quadrinhos, jogos, vídeos, etc. Muitas vezes, carregam críticas sociais para o observador, como no caso das charges e animações.







Catarse

Pintura Van Gogh
Semeadores ao Pôr do Sol - Vincent Van Gogh

A catarse significa "libertação", "purificação" ou "purgação". Na arte, é o ato de tentar expressar no mundo material as emoções humanas que estão em nossa mente. A utilidade desse tipo de arte é servir como forma de expressão para o artista e para a sociedade como um todo, já que o observador pode sentir a emoção expressa graficamente também. Essa arte está presente principalmente em pinturas, desenhos e esculturas.




Acredito que, para a sociedade atual, esta última carrega a função mais humana e necessária. Em um mundo onde todos podem se expressar, mas quase ninguém escuta o outro, as pessoas necessitam de uma válvula de escape para expressar suas emoções, sentimentos e pensamentos.


Devo lembrar que esta é apenas uma das muitas formas de categorizar a utilidade que uma obra de arte pode ter. A arte é um conceito tão abstrato que pode ser trabalhada de infinitas maneiras.


E você, já pensou em ser artista? Qual utilidade da arte você acha que é a mais importante? Deixe nos comentários e compartilhe com seus amigos!


Escrito por:

Caio Ramírez de Albuquerque :)



bottom of page