top of page

Obras do Museu Uffizi se transformando em NFT'S



Nós temos outra matéria explicando o que é NFT! Dê uma olhada ;)


Talvez seja o futuro, talvez seja apenas tendência, mas independentemente do que qualquer um ache: os NFT'S estão inovando todo o mercado da arte.



No ano de 2021, os NFT's movimentaram mais de US$23 Bilhões de dólares,(160 bilhões de reais em conversão direta no momento deste post).






Artistas sérios estão se envolvendo no mercado de crypto, justamente para participar disso, e gerar lucros.



No entanto, algumas coisas geram preocupação no mundo da arte. Famílias de artistas falecidos da antiguidade usam os direitos autorais das obras para criar coleções de NFT, como por exemplo, os descendentes de Pablo Picasso.


Muitas vezes vemos casos de entusiastas nos NFT utilizando arte de outras pessoas sem permissão. Infelizmente, isso é mais comum do que você pode pensar. Fazendo uma pesquisa rápida em um dos maiores sites de venda dos tokens, opensea.io , você vai ver que uma grande quantidade dos tokens vendidos como "arte com certificado de propriedade blockchain" utilizam artes sem ter os devidos direitos autorais.




Diversos NFT's também usam a imagem de pessoas famosas, ícones da sociedade e figuras históricas para vender como tokens. Será que é mesmo correto utilizar a imagem de outra pessoa, para benefício econômico próprio?


A regulamentação legal para os NFT's ainda está sendo formulada.



NFT de Mesmerizer, Marilyn Monroe


Mas esse não é o foco dessa matéria. O museu Uffizi, em Florença - Itália, acabou de vender um NFT de uma obra de Michelangelo, o Tondo Doni por €140.000,00 (cento e quarenta mil euros).


Depois dessa venda, o museu está se mobilizando para lançar o quanto antes uma coleção inteira de NFT's, digitalizando as obras de arte físicas do museu.

A justificativa dessa decisão é "arrecadação de fundos depois de um ano economicamente difícil".






Tondo Doni, por Michelangelo







De acordo com o site de notícias Artnet, a compradora do NFT foi uma mulher de Roma que comprou o token para dar de aniversário de 60 anos do seu marido.



Uma dúzia de outras obras estão na lista para serem transformadas em NFT's, sendo algumas delas o Nascimento de Vênus, por Botticelli, Madonna del Granduca, por Rafael, Bacchus, por Caravaggio, e Vênus de Urbino, por Ticiano.


O que você acha sobre isso? Deixe nos comentários a sua opinião! :)


Obrigado por ler!

Caio Ramírez

bottom of page