Um dos artistas plásticos nacionais mais renomados, Roberto Kenji Fukuda, ou apenas Fukuda para aqueles que já se depararam com seu trabalho, possui em suas obras características marcantes, que o tornam inesquecível após apenas um olhar.
Nascido em Indiana/São Paulo em 1943, Fukuda faz parte da geração nissei – a segunda geração de imigrantes nipônicos no Brasil -, sendo seu pai, Tamotsu Fukuda, um dos imigrantes pioneiros, e de quem herdaria o talento artístico, ainda muito cedo, aos doze anos.

Em suas obras, é possível perceber sua ligação com a cultura japonesa, o que para Fukuda, não vem de uma inspiração, mas trata-se de “um traço espontâneo e natural”.
Traço que amadureceu ao longo dos anos. Inicialmente, Fukuda se dedicou por um longo período a pintura figurativa, retratando, especialmente, paisagens, natureza morta e marinha.
A partir da década de 80, junto ao seu amadurecimento cronológico e profissional, veio sua fase de maior sucesso, com a pintura abstrata, que lhe rendeu renome nacional e internacional.
