Retratos da Alma
Exposição fotográfica apresenta retratos que capturam a essência humana
30/08/2018 a 29/09/2018
Despertar uma reflexão do que aproxima a todos nós como seres humanos. Este é um dos objetivos da exposição fotográfica Retratos da Alma, de Ilka Filippini, com curadoria de Liliane Giordano. Nestas fotos, podemos ver, através dos olhos e dos sorrisos, a essência da vida em cada um – afinal, independente de onde vivemos e das diferentes experiências de vida, padecemos de males e prazeres muito semelhantes. Depois de itinerar por Caxias do Sul e Porto Alegre, a exposição chega agora a Gramado. A abertura ocorre dia 30 de agosto, quinta-feira, a partir das 18h, na Galeria Arte 12B (Rua Ricardo Sturmhofel, 120, Gramado, RS).
A mostra é uma coleção de imagens de pessoas que Ilka registrou no percurso de suas viagens. São 17 imagens no tamanho 70x100 cm, impressas em tela de algodão tipo Canvas. O material escolhido tem o objetivo de fazer as fotografias se parecem com as telas utilizadas em pintura, aproximando a técnica da obra de arte, bem como as molduras remetem aos quadros clássicos.
A exposição ainda traz cerca de 25 fotografias que revelam o contexto de vida de diferentes pessoas, colocando-as inseridas no seu ambiente. Assim, denota o que há de único em cada ser humano. “O que nos torna únicos, também nos torna iguais, e, através da sensação de identidade, mesmo que em um ínfimo momento e de forma sutil, podemos resgatar a nossa humanidade, irmandade, fraternidade”, ressalta Ilka.
“Ilka está acostumada a concretude das linhas da Arquitetura – área na qual é graduada. Sensível, porém, seu olhar continua a capturar todas as nuances da vida, dedicando uma atenção especial ao sorriso e ao olhar das pessoas em seus cliques”, afirma a curadora da mostra, a fotógrafa Liliane Giordano.
A mostra estará em cartaz de 31 de agosto a 29 de setembro de 2018, de segunda a sábado, das 10h às 18h.
Sobre a fotógrafa
Ilka Filippini é Arquiteta e Urbanista, concursada e aposentada no Município de Caxias do Sul. Como fotógrafa, fez parte do Clube do Fotógrafo de Caxias do Sul, realizou três exposições individuais e várias coletivas, no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná; recebeu uma premiação de menção honrosa e duas fotografias aceitas em Bienais Brasileiras de Fotografias Preto e Branco.
Sobre a curadora
Liliane Giordano é mestre em Educação: arte, linguagem e tecnologia na UFRGS (2016). Possui graduação em Fotografia na UCS (2005) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados na UCS (1997) e especialização em Ciência da Computação pela UFRGS (2000).
Atualmente é fotógrafa, diretora de fotografia e professora na instituição Sala de Fotografia. Tem experiência de 20 anos na área de tecnologia da informação. Hoje, o foco do seu trabalho está em atividades nas artes visuais, no processo de aprendizagem em fotografia, projetos de identidade visual e fotografia autoral.
Como curadora, já esteve a frente de diversas exposições fotográficas individuais, como “Passagens”, do fotógrafo Julio Soares (2016), e “Videiras de Papel”, do fotógrafo Severino Schiavo (2015).
Visitação: de 31 de agosto a 29 de setembro de 2018, de segunda a sábado, das 10h às 18h.
Informações sobre visitas: (54) 3878-3723