Tudo o que você precisa saber sobre investir em Obras de Arte


Obras de arte costumam ser um ótimo investimento financeiro de longo prazo, mas por trás dessa simples afirmação existe um mundo repleto de particularidades, que vamos ajudar você a desvendar neste post.


O MERCADO DE ARTE SEGUE SUAS PRÓPRIAS REGRAS


Principalmente quando se fala em valores, isso porque os preços das obras e a sua rentabilidade estão deslocados do cenário econômico, ou seja, esse tipo de investimento costuma manter os valores estáveis mesmo em épocas de crise. Por isso é importante que você:


O mercado de arte segue suas próprias regras, estanho alheio às crises econômicas, e é ditado por especialistas.

INVISTA EM OBRAS DE ARTE QUE VOCÊ GOSTA


Investidores e especialistas no mercado de arte são unânimes ao orientar que você deve investir em obras de arte que agradem seu gosto pessoal, pois a rentabilidade de uma obra normalmente leva anos para acontecer (e às vezes pode não acontecer), e você não vai querer ficar “preso” a uma obra de quem nem gosta, certo?


PESQUISE, PESQUISE, PESQUISE


Encontrou uma obra de arte que você gostou e está disposto a investir? Então comece a pesquisar, converse com galeristas, informe-se sobre os melhores artistas da casa, busque opinião de curadores, frequente vernissages e leilões de arte. Segundo Heitor Reis “a sedimentação no mercado ocorre por meio de exposições, das opiniões dos críticos e dos curadores, dos referendos dos museus. Quem dita o mercado são os intelectuais, os estudiosos da arte e do seu mercado. São eles que dão os ditames para a precificação”, ou seja, quanto mais um artista aparece, maior a chance de seu trabalho valorizar.


Após identificar a obra que lhe agrade, é preciso fazer muita pesquisa sobre o artista e sobre o mercado de arte.

GARANTA A DOCUMENTAÇÃO E PROCEDÊNCIA


Ao adquirir uma obra de arte, solicite a galeria de arte, ao artista, ao marchand o certificado de veracidade da obra e guarde-o. Este documento é de vital importância no momento da revenda de uma obra.


MERCADO DE ARTE ONLINE


O mercado de arte de hoje está muito mais acessível do que há vinte anos, por exemplo, isso graças a internet e a maior disseminação de informação. Mas é preciso cuidado, ao comprar, certifique-se de estar comprando em uma galeria, revendedor ou empresa de investimento legítimas.


Algumas dicas úteis na hora de comprar on-line, principalmente se você estiver sem uma assessoria especializada, é saber quais são os tipos de obra disponíveis.

  1. Originais ou obras de arte únicas têm o preço mais alto na hora da compra, e também um maior retorno financeiro em potencial.

  2. Impressões ou cópias são mais acessíveis, mas menos propensas a gerar lucro. A impressão de melhor qualidade é conhecida como giclée. É mais semelhante ao trabalho original do que outras impressões, mas também é mais caro. Como regra, impressões mais raras são mais valiosas. Uma impressão de um pequeno número de edições limitadas terá mais valor do que uma impressão com muitas cópias flutuando.

  3. Reproduções são cópias produzidas em massa sem execução limitada. Eles são a opção mais acessível, mas também valem menos. Você provavelmente não obterá lucro com uma reprodução. E é aí que mora o perigo de comprar on-line, muitas vezes você a quantia que você irá despender em uma reprodução é a mesma que você investiria em um original de um artista emergente, por isso é bom repetir, pesquise MUITO antes de comprar.

Aqui na Arte12b nós prezamos pela qualidade e honestidade em nossas transações, e para isso contamos com uma curadoria séria. Além de nosso espaço físico, você encontra nossas obras em nossa loja on-line – todas possuem certificado de autenticidade – e estamos sempre a disposição para eventuais dúvidas, sejam através de uma conversa presencial, seja através de um chat on-line.


Além disso, frente a pandemia do Coronavírus, e a impossibilidade de realizar exposições e vernissage, a Arte12b inovou ao proporcionar eventos de pintura ao vivo on-line, através de lives no Instagram da galeria.



A cada semana um artista é convidado para criar uma obra em tempo real, e os espectadores têm a oportunidade de adquiri-la através de lances. Uma forma atual e criativa de manter a arte viva e pulsante em nosso cotidiano.


Fique de olho nas nossas redes sociais e seja avisado em primeira mão de nossos próximos eventos on-line e novidades no e-commerce.

054 3878 3723

Rua Dr. Ricardo Stumhoffel, 120, Centro,

Gramado, RS