054 3878 3723

Rua Dr. Ricardo Stumhoffel, 120, Centro,

Gramado, RS

Três das Principais Galerias de Arte do Mundo

Atualizado: 11 de Out de 2019

Muitas vezes o conceito de Galeria de Arte se torna um tanto quanto vago para aqueles que não possuem muito conhecimento sobre o meio das artes plásticas.


Dentre as características que diferenciam um museu de uma galeria de arte, por exemplo, o principal é a finalidade comercial.

Fachada do Museu do Louvre

Isso porque em galerias de arte a curadoria normalmente está voltada para a comercialização das obras ali presentes - o que normalmente está associado, também, ao trabalho com artistas em atividade -, enquanto que os museus são, por definição, "uma instituição permanente, sem fins lucrativos, a serviço da sociedade e do seu desenvolvimento, aberta ao público e que adquire, conserva, investiga, difunde e expõe os testemunhos materiais do homem e de seu entorno, para educação e deleite da sociedade".


As finalidades diferentes não tornam galerias de arte mais ou menos importantes que museus, uma vez que, mais importante que o foco comercial em si, as galerias são o principal espaço de exibição de novos talentos. Isso pois além de destinarem o espaço para exibição das obras, elas também são incentivadores e divulgadoras, seja através dos meios de imprensa, seja através de eventos.

Fachada da Galeria White Cube, em Londres.

Aqui em Gramado, a Galeria Arte12b é responsável por uma excelente curadoria, com uma carta de excelentes artistas da região sul do país. Mas e quais são as mais importantes e renomadas galerias de arte do mundo? Aquelas que a gente coloca como ponto de visitação em nossas viagens ao exterior?


Interior da Galeria Arte12b, em Gramado.

Abaixo você confere três das principais galerias de arte do mundo.


Gagosian (NY, LA, Londres, Roma, Atenas, Paris, Geneva e Hong Kong)


Desde 1980, a renomada Galeria Gagosian exibe grandes nomes da arte moderna e contemporânea, além de impulsionar a carreira de novos talentos. Com unidades espalhadas pelo mundo, a Gagosian é, sem dúvida, um dos locais de maior prestígio para um artista estar.


Site oficial: https://gagosian.com/



David Zwirner (Nova York, Londres, Hong Kong, Paris)


Há mais de 25 anos no mercado, a galeria de David Zwirner que tinha a intenção inicial de de mostrar arte sem compromisso, hoje tem o status de representar os mais importantes artistas da atualidade, com obras que tem o seu valor na casa dos milhões.


Site oficila: https://www.davidzwirner.com/




White Cube (Londres e Hong Kong)


Um dos objetivos principais da Galeria White Cube é a divulgação de novos talentos da arte contemporânea, mesmo assim, é possível encontrar em seu catalógo nomes já consagrados.


Outro interessante destaque da White Cube é o seu programa educacional, com palestras e exibição de filmes.


Site oficial: https://whitecube.com/