top of page

Ticiano: Um grande Mestre



Ticiano Vecellio ou Vecelli, foi um mestre em retratos nascido em 27 de agosto de 1576 em Pieve di Cadore, foi um dos principais representantes da escola veneziana no renascimento. Sendo um dos artistas mais versáteis da Itália antiga, era espetacularmente bom em todo o tipo de trabalho figurativo, não importando o tema.


Suas obras eram bem recebidas pela comunidade artística e recebiam boas avaliações dos críticos de arte (algo que na época, era uma raridade.)

Por volta de seus 10 anos de idade foi levado com seu irmão o pintor Francesco Vecellio, para Veneza, lá tornou-se aprendiz de Sebastian Zuccato, que era admirado por seus mosaicos. Após cinco anos entrou no estúdio de Giovanni Bellini.


O seu talento foi reconhecido realmente em 1511 nos afrescos que ele pintou para diversas igrejas. Depois retornou a Veneza e em poucos anos conseguiu uma patente na Fondaco de Tedeschi, espécie de cargo público, assim tornando-se superintendente de serviços do governo, o que lhe ofereceu uma renda segura para que pudesse terminar trabalhos inacabados de Bellini, seu antigo mestre que morrera em 1516


De 1516 a 1530 foi o tempo em que Ticiano começou a amadurecer sua arte, sendo mais criativo, libertando-se de tradições, produzindo obras mais complexas e tentando um estilo monumental. Fica claro o aumento na complexidade de suas obras nesse período em obras como a “Assunção da virgem”.


Essa obra, com uma distribuição de elementos ousada e polarizada, é carregada de movimento, com os anjos pairando e se segurando nas nuvens, enquanto o povo (retratado com cores mais escuras) está na metade inferior da tela, desesperado e em êxtase por presenciar a Assunção da Virgem.


Embora Ticiano seja muito reconhecido pelas suas ruivas poderosas, ele também passou grande parte da sua vida retratando cenas com cunho religioso, além de retratos da alta classe.






Ticiano Vecelli estava no auge da sua fama e as encomendas acumulavam-se. Em 1525 casou-se com Cecília, tendo seu primeiro filho Pomponio e três que o seguiram. Mas Cecília logo veio a falecer durante o parto de Lavinia 5 anos depois, o que o afetou fortemente, fazendo com que se mudasse para o interior. Nesta época ele pinta o “Retrato de Pietro Aretino”






Durante o período de 1530 a 1550, Ticiano começa a se devotar a um estilo dramático, onde se esforça para se superar, neste período que o mesmo começa a série das Vênus reclinadas, como a famosaVênus de Urbino”.


Durante os últimos anos de sua vida, ele foi absorvido pelo seu trabalho como retratista, o que lhe rendia muito dinheiro. Se tornou extremamente crítico e perfeccionista, finalizando pouquíssimos trabalhos grandes.

O artista se aproximava dos cem anos quando a peste negra apareceu em Veneza, matando-o em 27 de agosto de 1576. Foi enterrado na Basílica de Santa Maria Gloriosa dei Frari, sendo a única vítima da peste negra a ser sepultada numa igreja. Ticiano aceitou encomendas até o fim de sua vida.


E essa foi a história do grande mestre da arte dessa semana. Me diga nos comentários a sua opinião!


Escrito por:

Caio Ramírez e Victor Assunção :) :>

bottom of page