Em meados de março desse ano imagens da tela passaram a circular e gerar um enorme burburinho entre historiadores e colecionadores.
Semana passada no dia (08/04/2021), a obra intitulada Ecce homo, datada do século 17, teve o leilão bloqueado pelo governo Espanhol.
O motivo? Foi a suspeita de se trata de um Caravaggio e não de um José de Ribera (nome que havia sido apontado como autor da tela pela casa de leilões).

A obra até então associada ao pintor espanhol "caravagista" José de Ribera, iria a leilão com o lance inicial de U$ 1.500,00 (aproximadamente R$ 11.000,00).
Fazendo uma comparação, em 2019, a tela “Judite e Holofernes” atribuída a Michelangelo Caravaggio, foi adquirida pela valor aproximado 140 milhões de euros.

Sem dúvida o legado desse grande mestre do barroco é inestimável e por isso, a obra "Ecce homo" chamou a atenção do famoso Museu do Prado.
O Museu prontamente acionou o Ministério da Cultura Espanhol, que efetuou o bloqueou do leilão.
Por se tratar de um bem de interesse cultural existe um desejo em manter-la na Espanha.
A obra divide opiniões sobre a sua autenticidade. Será analisada por uma equipe de especialistas que deverão chegar a uma opinião única.
Agora só nos resta aguardar o veredito final.
Da Esquerda para direita, retratos de Michelangelo Caravaggio e José de Ribera