top of page

Piet Mondrian: Arte Moderna

Em 1917, o artista Pieter Cornelis Mondrian, mais tarde conhecido como Piet Mondrian, criou um movimento artístico chamado Neoplasticismo. Construiu uma série de composições com as três cores primárias (vermelho, amarelo e azul) para demonstrar suas ideias. Este movimento ganhou popularidade no início do século 20. Alguns anos depois, em uma exposição de arte em Amsterdã, Mondrian ganhou reconhecimento internacional por seus trabalhos nesse estilo.



Árvore Vermelha - Mondrian

Antes de se encontrar com o Neoplasticismo, Mondrian produziu diversas obras de arte em outros estilos, equivalentemente lindas.

É evidente nesta obra a influência do Pós-impressionismo nesta obra, por exemplo.






Durante sua vida, Piet Mondrian produziu composições arrojadas, que apresentavam linhas, intercessões, formas geométricas e espaços brancos intercalados, contando com os elementos vibrantes das cores tão características de seu trabalho.




Uma história interessante: pouco depois de ter se mudado para Nova York, Piet pintou o que muitos acreditam ser sua obra prima. O nome é Broadway Boogie Woogie, de 1942, utiliza cores quentes, energia fervilhante, animadas e vibração inusitada, representando o local em que estava residindo. Essa pintura foi inspirada diretamente em duas referências do mundo real: a grelha urbana de Manhattan, com as luzes de neon nas ruas, e o ritmo do Boogie woogie - estilo de dança que Mondrian gostava muito, já que era dançarino e apaixonado por jazz.

Broadway Boogie Woogie - Mondrian


As obras de Mondrian são altamente valorizadas por muitos artistas, fãs e colecionadores. É com certeza um dos grandes nomes da arte. Em uma exposição de arte em Paris, mais de 180 artistas apresentaram seus trabalhos incorporando algum aspecto das obras de Mondrian em suas criações. Suas escolhas foram intencionais; Mondrian usou cores primárias que remetem às emoções humanas e a natureza com as quais muitos espectadores se relacionam em algum nível. Em outra nota, Mondrian também é famoso por mudar a forma como as pessoas pensam sobre linhas e espaços em branco na arte.


Diga o que achou deste artista nos comentários! Até a próxima!

Escrito por:

Caio Ramírez :)


bottom of page