054 3878 3723

Rua Dr. Ricardo Stumhoffel, 120, Centro,

Gramado, RS

Pantone Classic Blue e o Azul na Arte

Atualizado: Jan 23

Todos os anos a Pantone indica uma cor que fica conhecida como a cor do ano. A escolha é feita a partir de uma minuciosa observação de tendências de comportamento.


Para 2020 a eleita foi o Classic Blue.



Segundo a própria Pantone, o Classic Blue é:


"um tom azul atemporal e resistente, Pantone Classic Blue 19-4052 é elegante em sua simplicidade. Lembrando o céu noturno do entardecer, suas mensagens confiantes e empáticas de Pantone Classic Blue 19-4052 aumentam a nossa aspiração por uma base sólida e estável sobre a qual construir, enquanto adentramos o limiar de uma nova era.


Identificada pelo nossa psique como cor tranquila, Pantone Classic Blue 19-4052 traz paz e serenidade, oferecendo uma sensação de proteção ao espírito humano. Impactando sobre a concentração e trazendo uma claridade igual a um laser, Pantone Classic Blue 19-4052 nos leva ao equilíbrio dos pensamentos. Uma cor azul refletiva, Classic Blue cria a resiliência."


No site oficial da Pantone você encontra mais informações sobre a cor.



Apesar de estar atualmente em evidência, o Classic Blue é uma cor que já permeia o cotidiano há bastante tempo.


Nas Artes, por exemplo, até a era industrial o pigmento azul era um tom destinado somente à realeza e às divindades, isso pois se tratava de um pigmento bastante raro e difícil de obter.


Um exemplo clássico são as representações artísticas da Virgem Maria. Muitos dos pigmentos usados eram retirados da pedra lápis-lazúli, que à época custava tanto quanto ouro. A explicação para o tom ser destinado à realeza e às figuras religiosas é bastante simples, uma vez que se tratavam das mais importantes e ricas instituições do período.


Acima obras de Leonardo Da Vinci e Sandro Botticelli.


Não é difícil, portanto, encontrar relações entre o azul e os pintores. Neste artigo do Jornal Nexo eles exploram um pouco mais a história desse tom e sua trajetória nas artes.


Aqui fizemos uma seleção de obras de artistas renomados que tem como destaque os tons de azul.


Picasso

O período da arte de Picasso conhecido como Período Azul se estendeu de 1901 a 1904. Durante esse período, o artista pintou principalmente em tons de azul, com toques ocasionais de cor acentuada. Por exemplo, a famosa obra de arte de 1903, The Old Guitarist, apresenta uma guitarra em tons marrons mais quentes em meio aos tons de azul. As obras do Período Azul de Picasso são muitas vezes percebidas como sombrias devido a seus tons suaves.


Os historiadores atribuem o Período Azul de Picasso em grande parte à aparente depressão do artista após o suicídio de um amigo. Alguns dos assuntos recorrentes no Período Azul são a cegueira, a pobreza e o nu feminino.


Van Gogh



Monet



Manet



Hokusai



Aqui na Arte12b também contamos com belíssimas peças nas quais o azul, em especial o Classic Blue, é referência.







Referências consultadas:


https://www.pablopicasso.org/blue-period.jsp

https://artsandculture.google.com/

https://www.vangoghmuseum.nl/en

https://www.nexojornal.com.br/