O mundo acelerou, a tecnologia invadiu nosso cotidiano, e com isso nossa busca por sensações também aumentou.
E é essa mesma tecnologia que muitas vezes nos afasta de experienciar, que vem nos trazer a possibilidade de vivenciar a arte de forma imersiva, repleta de experiências sensoriais.
Trata-se de uma nova tendência no campo das artes que vem ganhando mais espaço e adeptos. Galerias e locais totalmente voltados a esse tipo de exposição, têm usado essa tecnologia para aproximar o público da obra de grandes artistas de diferentes épocas.
Dessa maneira a trajetória de um único artista, como Leonardo Da Vinci, pode ser contada em único local, apresentando suas obras de diferentes maneiras.
Essa é, inclusive, a proposta da exposição Leonardo da Vinci - 500 Anos de um Gênio que acontece até o dia 01 de março no MIS Experience em São Paulo.
"A mostra, considerada a investigação mais completa e detalhada sobre o trabalho de Leonardo da Vinci, apresenta 18 áreas temáticas que conta a trajetória do grande gênio renascentista e traz réplicas de máquinas desenhadas pelo artista italiano. Os visitantes terão uma experiência multissensorial com animações gráficas em alta definição, combinadas com um conteúdo multimídia e narrativa em áudio."
Outra exposição que chega a sua reta final celebra um dos grandes nomes da arte nacional, Tarsila do Amaral.
A "mostra utiliza tecnologia sensorial, cenários imersivos e narrativas integradas para retratar o imaginário de seres, cores e formas da pintora modernista Tarsila do Amaral, te possibilita passear por cenários oníricos de grande beleza e até mesmo interagir com criações da artista."
Intitulada Tarsila para Crianças, a exposição agrada também aos adultos, e acontece até o dia 23 de fevereiro no Farol Santander, em São Paulo.
No segundo semestre do ano passado ocorreu no Shopping Pátio Higienópolis a exposição imersiva Paisagens de Van Gogh.
A mostra levava os visitantes para "dentro" das paisagens retratadas em cinco das telas mais famosas e nas centenas de cartas pessoais que o pintor holandês escreveu ao longo dos seus 37 anos de vida.
__
E viajando para a Europa, lar das mais importantes obras de arte do mundo, também acontecem exposições sensoriais imersivas.
Em Barcelona, a Centre d'Arts Digitals criou um espaço onde as pessoas podem vivenciar e sentir-se parte de um quadro de Claude Monet.
"A exposição combina tecnologias de ponta para descobrir como Monet, liderando uma geração inteira de artistas, foi capaz de observar e representar a realidade de uma maneira revolucionária."
Não poderíamos finalizar este artigo sem falar do Atelier Des Lumières, referência quando se trata de exposições que aliam tecnologia e imersão.
Inaugurado em 2018, já aconteceram lá exibições das obras de Gustav Klimt, Van Gogh.
E para a temporada de 2020 Monet, Renoir ... Chagall. Viagens pelo Mediterrâneo e Yves Klein: azul infinito.
Quando tiver oportunidade, visite uma exposição imersiva, e veja as artes por outro ponto de vista.
Referências, imagens e vídeos retirados de:
https://www.mis-sp.org.br/exposicoes/em_cartaz/93e899ff-42b3-4a72-84aa-75ce4fbc488a/leonardo-da-vinci-500-anos-de-um-genio
https://www.instagram.com/mis_sp/
http://www.ydreams.com.br/tarsilaparacriancas/
https://www.farolsantander.com.br/#/sp/agenda/exp_1920
https://www.instagram.com/farolSantander/
https://catracalivre.com.br/agenda/exposicao-tarsila-do-amaral-para-criancas-farol-santander-sp/
https://iguatemi.com.br/patiohigienopolis/eventos/paisagens-de-van-gogh
https://idealbarcelona.com/
https://www.youtube.com/watch?v=Q1qjlTV7ap4
https://archtrends.com/blog/quadros-de-monet-experiencia-digital/?utm_campaign=arch_2101_-_news&utm_medium=email&utm_source=RD+Station
https://www.atelier-lumieres.com/en/home
https://www.instagram.com/Atelierdeslumieres/
https://www.youtube.com/watch?v=guB4_irfyrk
http://anacarolinaralston.art/arte-digital-imersiva-a-tendencia-entre-exposicoes-pelo-mundo/