top of page

"Arte é conexão com o mundo sensível" Entrevista com o artista plástico Oséias Leivas

Atualizado: 6 de mai. de 2020



Artista plástico Oséias Leivas.

Oséias Leivas é um artista inquieto. Ele brinca com diferentes tipos de tintas, canetas, lápis, papéis e principalmente estilos.

Ele formou o seu nome com os INDÍGENAS - série desenvolvida em óleo sobre tela que resultou em mais de 150 retratos super realistas de diferentes tribos.

Atualmente, Leivas dedica-se as araucárias. Os quadros são pintados com tinta acrílica sobre tela, utilizando a tendência da arte contemporânea com cores vibrantes e traços rápidos.

Em entrevista para a Galeria Arte12b, Oséias conta:

Houve influência de algum artista plástico, que o incentivou a querer ingressar para a pintura? Se não foi um artista plástico, quem o incentivou a ingressar neste mundo?

OSÉIAS LEIVAS: O desejo pelo desenho chegou a mim antes do conhecimento da palavra escrita. Por intermédio de um tio, Alfredo Gomes, tomei apreço pelas tintas a óleo.

Qual é a sua inspiração na hora de pintar?

OSÉIAS LEIVAS: Preciso definir melhor o que é pintar. Pode ser o executar do trabalho diário no ateliê ou uma forma de estudar as comparações e insinuações pertinentes ao desenho. Todo o fazer carrega uma intenção, de pergunta ou solução.

Qual é seu artista favorito? Ele de alguma forma te inspira a utilizar alguma técnica de pintura? Se sim, qual?

OSÉIAS LEIVAS: Escolheria Rembrandt se a opção fosse única, mas somam-se ainda outros nomes em minhas preferências artísticas. Rembrandt experimentou bastante em seus trabalhos e chegou a conclusões que gosto de representar nos retratos. Na temática das “Araucárias”, o impacto da obra de KRAJCBERG para mim foi bem reflexivo.

Conte um pouco dessa transição de técnicas que acontece de uma obra a outra no decorrer de sua carreira como artista.

OSÉIAS LEIVAS: Gosto de pensar assim: não ter só a “receita do pão de queijo”. Experimentar para chegar a conclusões novas, correr o risco de conhecer um jeito diferente.

Qual o efeito que a arte causa nas pessoas?

OSÉIAS LEIVAS: Tenho para mim, que o efeito da arte nas pessoas é muito particular. Cada vivência será potencializada por seu repertório cultural. Arte é conexão com o mundo sensível.

O que esperar de Oséias Leivas para o futuro?

OSÉIAS LEIVAS: Meu fazer arte é um processo de autoconhecimento, de reconhecimento com o entorno, cartas visuais. O que o público espera não seria uma arte coerente e em linguagem compreensível?

Conheça mais sobre este grande artista clicando aqui




bottom of page