A vinte anos a Pantone escolhe cores que influenciarão o mercado como um todo.
Para 2021 foram selecionadas duas cores: PANTONE 17-5104 Ultimate Gray + PANTONE 13-0647 Illuminating .
São duas cores bem diferentes, mas complementares levando em conta o significado que transmitem juntas.


Atravessaremos diferentes épocas e escolas artísticas, que se utilizaram dessas duas cores em suas composições pictóricas.
1 - Amarelo Alto

Sir Terence Ernest Manitou Frost foi um importante artista abstrato britânico, reconhecido pela excelência no uso das cores e formas. Além de ser um vanguardista do estilo na Inglaterra.
2 - A Leitora

Jean-Honoré Fragonard foi um proeminente pintor Rococó, em sua tela "a Leitora" podemos observar o contraste entre o amarelo luminoso e o cinza que compõe o fundo da obra.
3 - Divan Japonês

O Pós-impressionista Toulouse-Lautrec produziu esse poster para o café-canto "O Divan Japonês". Em suas litogravuras os tons de amarelo e cinza eram muito frequentes.
4 - A Roseira Amarela

O Impressionista espanhol Joaquin Sorolla, dentro de seu país teve seu o estilo pictórico batizado como luminismo, devido a sua excelência técnica em representar a luz. Como podemos observar no vibrante trabalho acima.
5 - Campo de trigo com ceifeira

Vincent van Gogh é notoriamente reconhecido pelo uso do amarelo, a cor já está entrelaçada à identidade visual do artista. A tela "Campo de trigo com ceifeira" foi pintada em Saint-Rémy, uma pequena vila na França, um pouco antes de sua internação em 1889.
A Galeria Arte12b preparou uma seleção de obras nas cores Pantone 2021