Inteligência artificial. O que a poucos anos era tópico de ficção científica, hoje em dia é um assunto de extrema importância em todas as áreas, afinal, as IA (abreviação de inteligência artificial) conseguem muitas vezes desempenhar funções de forma mais eficiente do que seres humanos.
Um pouco assustador não é? Pois bem, muitos temem perder seus trabalhos para esses novos programas de informação.
Desde sempre, nós, humanos, assumimos que temos algo que os robôs não tem: Criatividade. Sentimento. A capacidade de criar algo sensível.
Por conta disso, existia um consenso de que máquinas desempenhariam de forma terrível a arte, e que a tecnologia iria servir mais aos trabalhos frios e massivos, como cálculos, programação e automação.
Essas imagens, que você está vendo agora, foram criadas por uma IA, a pedido de um humano. É surreal pensar que uma máquina consiga replicar a arte humana com tanta perfeição nos dias de hoje, e não para por aí. A cada dia que passa, as IA's aprendem mais, expandem sua base de dados e são aperfeiçoadas pelos seus criadores.
Vamos começar do começo: Como funciona uma inteligência artificial.
Vou deixar de lado os detalhes técnicos, e explicar de forma bem superficial a magia por trás dessas máquinas.
Damos o nome de Inteligência Artificial a todo programa, máquina ou sistema criado pelo homem capaz de imitar a inteligência humana, além de "aprenderem" com base em informações disponíveis.
Existem IA's para tudo: para reconhecimento facial, para criação de estratégias de marketing, para compor músicas e até mesmo para criar arte.
No caso das IA's de arte, elas funcionam da seguinte maneira: a máquina tem acesso a uma base de dados gigantesca, contendo inúmeras imagens de desenhos, obras de arte, rascunhos, fotos, paisagens, rostos e sabe-se lá o que mais. Depois disso, uma pessoa deve solicitar (em forma de texto) como quer a arte.
Vamos dar um exemplo: pedimos para a inteligência artificial Midjourney para fazer um bebê fofo e realista. Este foi o resultado entregue pela máquina:
Recebemos 4 opções diferentes de imagem, caso uma não tenha nos apetecido. Demorou cerca de 30 segundos para conseguir esse resultado, enquanto um artista humano demoraria dias para fazer esse desenho. Lembrando que essa imagem foi gerada sem custo nenhum. Atualmente, a maior parte das IA de arte são gratuitas, mas isso não deve durar por muito tempo.
Pelo visto, uma máquina consegue sim replicar, mesmo que com falhas, a arte humana. No entanto, a forma como ela consegue fazer isso está gerando grandes polêmicas entre os artistas, principalmente ilustradores digitais.
Diversos artistas do mundo todo estão protestando contra todas as inteligências artificiais de arte, afirmando que esta estaria roubando a arte deles, ou plagiando os seus trabalhos. Afinal, a IA usa como referência uma grande base de dados, com milhões ou até bilhões de obras de arte de artistas humanos. Será que a IA realmente está plagiando os artistas? Ou será hipocrisia dos artistas, tendo em mente que humanos também usam referências de diversas obras de arte que vemos no decorrer da vida?
Mesmo com todos os protestos dos artistas, os investimentos em IA estão em alta, e os programadores estão trabalhando dia e noite para tornar essas máquinas ainda mais poderosas, e para alguns, ainda mais assustadoras.
Caso queira testar as IA por si mesmo, existem diversas opções. Midjourney é a mais avançada, mas é de difícil acesso e uso limitado. Existem opções mobile na Play Store como Starryai.
Nos diga sua opinião nos comentários: Você acha que a arte gerada por uma máquina, é tão especial quanto a feita por um humano?
Obrigado por ler!
Caio Ramírez :)
Comments