top of page

Arte e Saúde Mental

Saúde mental é assunto sério, tão sério que setembro todo é dedicado para falar sobre o assunto.


E o que ARTE tem a ver com o Setembro Amarelo? Algumas respostas são possíveis, seja passando pelo histórico de alguns artistas, passando pela influência da arte sobre os nossos sentimentos, até os testes que alguns países têm feito, receitando visitas a museus como parte do tratamento.


Mas quando o assunto é sério, a gente chama quem tem propriedade no assunto para falar. Por isso nessa semana, convidamos a psicóloga Aline Magnus, do Ser - Centro Clínico e de Avaliação Psicológica, para falar sobre a relação entre arte e saúde mental.

 

A arte acompanha o nosso desenvolvimento enquanto seres humanos desde sempre, evoluindo conosco com o passar dos séculos. Mas colocar a arte ao lado da psicologia e, por consequência, da saúde mental, não é algo que costumamos fazer de forma automática, na rotina do dia a dia. Porém, há muito em comum entre as duas, tanto uma, quanto a outra são plurais e subjetivas. E, além disso, possuem um grande potencial de transformação separadas, como também entrelaçadas. Afinal, não é atoa que as campanhas anuais de promoção à saúde são relacionadas com as cores: janeiro branco; outubro rosa; novembro azul, o então presente setembro amarelo, entre tantas outras.

Girassóis, 1889 - Vincent Van Gogh - Setembro Amarelo
Girassóis, 1889 - Vincent Van Gogh

O girassol é um dos símbolos das campanhas do Setembro Amarelo.

Para Vincent Van Gogh os 'girassóis' deveriam simbolizar gratidão.