top of page

"Araucárias" a nova exposição em cartaz na Galeria Arte12b



A sala de exposições da Galeria Arte12b, a Reserva12b, tem o prazer de exibir as obras ARAUCÁRIAS do artista plástico Leivas.

Para ambientar o espaço, contamos com a arquiteta Larissa Lohmann, junto aos parceiros AeC Iluminação, Casa Simples e Farm Home.





A visitação está aberta de segunda à sábado, das 10h às 18h30.

Entrada franca.

Localização: Rua Dr. Ricardo Sturmhoffel, 120, Centro, Gramado l RS


Sobre o Artista

Leivas é nascido em Porto Alegre.

Atualmente reside em Curitiba, onde localiza-se seu atelier.


É um artista de mão cheia! Com muitas séries premiadas. Atualmente, dedica-se especialmente as Araucárias, retratadas de forma contemporânea em acrílico sobre tela.


Sua Marchand Maria Elena Toigo nos contou um pouco mais sobre essa série

Esse trabalho já se tornou uma marca. Assim, Leivas é conhecido como " O artista das araucárias".

Ele constantemente reinventa o tema, explorando diferentes técnicas e matérias.

Como na série "Entardecer", ou na série "Névoa"


Uma novidade que reforça o seu viés ecológico é a reciclagem de lona, presente em forma de colagem nos seus trabalhos mais ressentes.




Apelo à preservação presente nas obras

​Dentre as diversas cores utilizadas nestas telas, o vermelho china está sempre presente: são as feridas no interior dos galhos rotos.




“Seu tronco e galhos encerra uma hemorragia de cor que se espalha quase acidentalmente pela superfície da tela, em um processo simbiótico rumo à um significado, que observando mais atentamente, verte do corte que se revela sobre a tinta expeça, uma oleosidade que rejeita se misturar com o líquido da tinta” explica o artista.


A ambientação da Exposição


Larissa Lohmann foi responsável pela ambientação da sala.

A arquiteta nos contou sobre a idealização desse espaço: "No ambiente, a protagonista é a araucária". Neste conceito, a arquiteta optou por materiais e elementos mais neutros, como o linho e a madeira, que criam um estilo rústico.

Além disso, foi pontuado com elementos na decoração a cor preta e dourada, que também são observadas nas telas de Leivas.



bottom of page