A Nova Iluminação da Galeria Arte12b

A Galeria Arte12b está em um constante processo de evolução. Visando uma melhor exibição das nossas obras decidimos repensar todo o nosso sistema de luzes.

Uma boa iluminação é essencial quando se trata de arte


Então deixaremos algumas dicas que podem ser muito úteis para vocês em casa.




Para que as cores das obras e seus detalhes, mostrem toda a sua beleza é necessário aliar arte à forma mais adequada de iluminação.




Com a ajuda da arquiteta Anelise Ledur, da Luminoteca Gramado, repensamos na iluminação da Galeria Arte12b.

A Anelise nos deu algumas dicas tão boas que achamos conveniente compartilhar com vocês, que também possuem obras de arte e esculturas em casa.


Como a iluminação pode mudar os ambientes?

A iluminação tem o incrível poder de deixar um ambiente mais aconchegante ou mais frio, mais relaxante ou mais ativo, confortável ou incomodo. A gente consegue mandar a pessoa ficar ou ir embora de um ambiente só com o trabalho de luz.


Qual é o melhor tipo de iluminação para quem tem obras de arte em casa?

Para obras de arte em casa, a melhor iluminação é a da dicroica – MR16 LED, quando o pé direito for de 2,6 metros. Caso o pé direito seja maior, será necessário uma lâmpada mais forte.


Quais foram as dicas que você deu para a Galeria?

Para a galeria a gente sugeriu o trilho, para poder ter flexibilidade e direcionar as luminárias de acordo com a localização das obras, que mudam ao longo do ano. Também comentamos para cuidar com o ofuscamento e a posição das luminárias. A intenção é não incomodar quem está apreciando as obras lindas que a gente encontra na Arte12b.


O que achou do resultado final do projeto?

O resultado me surpreendeu. Ficou melhor que o esperado.

A luz desvenda espaços antes escondidos, e quando o espaço é lindo e com obras tão encantadoras, como é o caso da Galeria, o conjunto maravilha a gente.



Confira todas as novidades e ambientes no vídeo