top of page

A Arte como Musa: o Encontro Entre Arte e Moda

Atualizado: 11 de out. de 2019

Ao longo da história, a moda se aproximou do universo artístico por meio de colaborações e parcerias de sucesso entre artistas e estilistas que não transformam a moda em arte, mas a arte em moda.


Aproveitamos a "onda" do evento "Arte Aplicada, Desfile de Moda" para contar como desde o Século XX os estilistas vem bebendo da fonte de inspiração dos artistas para criar novas coleções.


Salvador Dalí inspirou Elsa Schiaparelli à criar seu memorável vestido Lagosta, na década de 30.


Pouco mais tarde, na década de 60, foi a vez de Mondrian inspirar Yves Saint Laurent e lançar seu icônico vestido com blocos de cor.


Afastando-se da discussão sobre uma possível desvalorização da arte através de sua massificação, a moda, devido ao seu caráter funcional, aproxima o grande público das obras de arte. Seja em colaborações ou em transposições bem literais, o fato é que as roupas colocam a arte em movimento.

Abaixo, coleção de Akris, inspirada em Claude Monet.

Coleção da marca AKRIS S/S 2009, inspirada nas obras de Monet

Um exemplo disso é Frida Kahlo. Nunca se falou tanto em Frida como nos últimos tempos, e a moda é uma das responsáveis por esse fenômeno. Marcas como Cavalera, Maya Hansen, Marc Jacobs, Riachuelo, Alberta Ferretti, Moschino, Pat Bo, Valentino, Arezzo, Christian Lacroix e Jean Paul Gaultier produziram coleções inspiradas na figura de Frida assim como em suas obras.



Em sintonia com a exposição Tarsila Popular, que trouxe as mais famosas obras de Tarsila do Amaral ao MASP, a marca brasileira Osklen relançou parte de sua coleção inspirada em Tarsila do Amaral.

A coleção cápsula pode ser encontrada, atualmente, no museu e em sua lojas.



Aqui na Galeria Arte12b, nós aprovamos e incentivamos esse encontro entre arte e moda.

E por isso estamos preparando ações para aproxima-las ainda mais de vocês.

bottom of page