9 passos para mergulhar de cabeça no mundo da arte

Antes de começarmos nosso passo a passo, é preciso enfatizar que: QUALQUER pessoa pode apreciar arte, e que não existe forma certa ou errada de fazê-lo, basta estar aberto para as diferentes formas de expressão, e se permitir sentir o que cada obra apresenta.


Abaixo seguem 09 dicas para quem se considera leigo no assunto e quer uma ajudinha para começar a desbravar esse fascinante mundo.



1. Livre-se dos pré-conceitos acerca da arte e mantenha sua mente aberta


Você não precisa ter um conhecimento prévio, você só precisa estar pronto para se deixar encantar e/ou surpreender.


2. Encontre os tipos de arte com os quais você mais se identifica


Figurativos, abstratos, paisagens, fotografias, esculturas (etc.) essas são algumas formas de expressão, dais quais são inúmeras as formas como já foram abordadas. Por isso, inclua passeios (até mesmo virtuais) à galerias e museus na sua rotina e procure conhecer e reconhecer o que você gosta.


3. Inclua visitas a museus e galerias de arte durante suas viagens


Além de ampliar seu repertório, é uma ótima oportunidade para, depois de ter identificado, procurar pelo estilo que você mais gosta.


4. Converse com atendentes e aproveite as visitas guiadas


Galerias e museus normalmente contam com pessoal capacitado, que está sempre apto para conversas sobre o acervo. Quando tiver a oportunidade, pergunte sobre as principais obras do espaço, a história do artista e o principal estilo adotado para aquela exposição.


5. Pesquise o currículo e histórico dos artistas que lhe chamaram atenção


Gostou de um artista? Pesquise mais sobre ele. Atualmente as informações estão a um clique de distância.

Em nosso site, por exemplo, você encontra uma sessão dedicada aos nossos artistas.


6. Tire proveito da literatura e do cinema


Duas opções bastante acessíveis e vastas, há bastante literatura, desde as mais densas às mais didáticas, e MUITA cinematografia dedicada ao mundo das artes. Para aprender ou para aprofundar seus conhecimentos. Aqui você encontra nossas dicas de livros e aqui nossas dicas de filmes sobre ARTE.

7.Siga galerias e museus nas redes sociais

Com o advento das redes sociais, museus e galerias encontraram um canal direto com o público. Aproveite para conhecer mais sobre o acervo deles, ficar por dentro da agenda, além de consumir o conteúdo relacionado a arte criado por elas. A Arte12 está nas principais redes sociais (Instagram, Facebook, Linkedin).


8. Inscreva-se no mailing de galerias e museus


Caso a galeria ou museu de seu interesse possua mailing, cadastre-se! Assim você fica por dentro das novidades de uma forma bastante direta. Caso eles não tenham mailing, dê o seu contato e solicite o convite para próximas exposições.

Para receber nossa newsletter semanal, coloque seu e-mail na caixa abaixo






9. Arte pode ser acessível


Mas e quanto aos valores? O mercado de arte movimenta quantias altíssimas de dinheiro. Mesmo assim, os valores variam bastante, sendo possível adquirir obras interessantíssimas por valores acessíveis.


Mas e como esses valores são determinados?


A regra é clara, quanto mais renomado é o artista, maior o valor de mercado. Se você está começando neste universo, procure pelo setor de “artistas emergentes”. Bons artistas estão sendo selecionados por galerias todos os dias – nestas ocasiões, costumam surgir excelentes oportunidades de compra.


Para saber mais sobre como investir em arte, neste post nós te explicamos tudinho.


E não esqueça, em nosso e-commerce você encontra obras para todos os gostos e bolsos.




054 3878 3723

Rua Dr. Ricardo Stumhoffel, 120, Centro,

Gramado, RS