7 Curiosidades sobre Duchamp


Hoje há 52 anos falecia Duchamp um dos grandes ícones da arte contemporânea de personalidade irreverente e ideias vanguardistas. Confira algumas curiosidades sobre esse artista que influenciou para sempre os rumos da arte.






Marcel Duchamp


Foi um ilustre artista francês que surgiu no começo do século XX e é considerado por muitos o ''pai" do "ready made" (em tradução livre "feito pronto") que consiste basicamente em tirar um objeto de sua função original e o ressignificar, assim eleva-lo ao status de "arte".


Duchamp tornou-se um dos grandes idealizadores desta vanguarda. A sua obra mais famosa, "A fonte", se tornou um símbolo deste movimento.












 "A fonte" Marcel Duchamp (França, 1887 - 1968).
 






1 - A obra mais Importante do século XX



Em 2004, a escultura "ready made" “a Fonte” de Duchamp foi eleita a obra de arte mais influente do século XX por aproximadamente 500 profissionais selecionados do mundo da arte britânica.

Para se chagar a essa decisão se levou muito em conta todo o impacto que a obra teve sobre como se vê e se entende a arte.




2 - Ele era apaixonado por xadrez



Duchamp dedicou boa parte da sua vida ao esporte no qual disputou vários torneios semi-profissionais.

Uma vez afirmou em entrevista à revista Time, em 1952, que o Xadrez tinha toda a beleza da arte, mas era ainda mais puro, já que não podia ser comercializado.





3 - " RROSÉ SÉLAVY"



A primeira aparição de Rrosé Sélavy, o alter ego de Duchamp, a se dá em 1920 por meio da série de fotografias de Man Ray. Rrosé Sélavy soa em francês como "arroser la vie" ( "fazer um brinde à vida").




4 - O leilão do frasco de perfume



Em 2009 o frasco que pertencia a sua persona Rrosé Sélavy foi vendido por mais de 11 milhões de dólares.


5 - Família de artistas



Três de seus irmãos também eram artistas Jacques Villon (pintor e ilustrador), Suzanne Duchamp (trabalhava com pintura) e Raymond Duchamp-Villon (escultor).






6 - "Roda de bicicleta"


Uma de suas mais famosas e desejadas obras "Roda de bicicleta" ficou com em seu atelier durante toda sua vida.





7 - A obra desaparecida



Continua sendo um mistério o paradeiro do trabalho "A fonte", havendo diversas teorias a respeito entre elas: roubo, descarte ou até mesmo sua destruição por parte do próprio Duchamp, dessa forma todas as vezes que nos deparamos com essa obra em museus pelo mundo se trata de uma reprodução.




054 3878 3723

Rua Dr. Ricardo Stumhoffel, 120, Centro,

Gramado, RS