5 Traços marcantes da obra de Magritte


O Belga René François Ghislain Magritte (1898-1969), foi um renomado Surrealista, trazia para suas obras um caráter bizarro tirando elementos cotidianos da banalidade, provocando profundamente o olhar do expectador.



1 - Chapéu Coco


Constantemente representava a peça "Chapéu de Coco", que foi usada em algumas de suas mais significativas telas. Sua obra mais lembrada "O Filho do Homem" é um claro exemplo disso .


"O Filho do Homem" (1946) – óleo sobre tela R. Magritte
O que originalmente foi encomendado apenas como um  autorretrato, acaba por se tornar algo muito mais instigante. 
A negação da função tradicional de um retrato.
Seria uma provocação?









Da esquerda pra a direita: "Golconda" (1953), "Canção da Violeta"(1951) e "Decalcomania" (1966).


2 - Mistério


Era comum que Magritte não mostrasse (ou pelo menos não completamente) a face de suas figuras humanas em seus retratos.

Além disso podia mostrar apenas um pedaço pequeno daquilo que retratava, ou ainda distorcer jogando com posicionamento e luminosidade.


De cima pra baixo da direita para esquerda: "O retrato do princípio do prazer de Edward James" (1937), "Não deve ser reproduzido" (1937), "A chave para os campos" (1936), “O Império das Luzes” (1954) e "Os Amantes" (1928).


"Há um interesse no que está escondido e que o visível não nos mostra. Este interesse pode assumir a forma de um sentimento bastante intenso, uma espécie de conflito, pode-se dizer, entre o visível que está oculto e o visível que está presente."
 -  R. Maggrite


3 - "Nonsense"


Suas obrar são enigmáticas e conceituais, Rene usou como recurso composições nada usuais, assim causam o desconforto da quebra do padrão de racionalidade.



4 - Os Quadros-Palavras


O títulos das obras complementam as cenas (muitas vezes originando verdadeiros paradoxos), concebendo imagens enigmáticas que instigam a mente do observador.

O Caráter filosófico é algo essencial de Magritte e uma de suas mais notáveis contribuições.

"A traição das palavras" (1928), em francês a legenda diz "isso não é um cachimbo"

"O famoso cachimbo. Como as pessoas me censuraram por ele. Contudo, me diga, você pode preenchê-lo? Claro que não, é uma mera representação. Caso tivesse escrito no quadro: Isto é um cachimbo, teria mentido" 
 - R. Magritte


5 - Corpo Feminino


O dorso feminino é um tema muito recorrente em seu trabalho.

Sua esposa Georgette Berger foi sua principal modelo.


Da esquerda para a direita: "Flores do Mal" (1946), "Tentando o Impossível" (1928) e "Magia Negra" (1934)


Georgette Magritte (1934) Georgette (1937)






Magrid e Georgette, sua amada esposa, se conheceram na adolescência.
Tiveram o romance interrompido pela primeira guerra mundial e se reencontraram anos mais tarde por um acaso. 





Na galeria Arte12b contamos com obras da artista Cassia Acosta, que possuem características Surrealistas. Cassia trás o inusitado através de um olhar poético, e um trabalho cheio de detalhes.




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