Nascido na Suiça, Alberto Giacometti (1901-1966), foi desenhista, pintor, gravurista, e escultor.
Suas esculturas foram o ponto célebre de sua obra: as figuras finas e alongadas, relacionadas ao existencialismo são sua marca registrada.
Giacometti por meio delas expõe a subjetividade e até mesmo fragilidade da figura humana.
1 - "Mulher Colher"
Do lado esquerdo: Colher Cerimonial, Civilização DAN, Libéria, à direita "Mulher colher" A. Giacometti (1927).
Inicialmente seus trabalhos sofrem grande influência das formas geométricas do cubismo e da arte africana.
As colheres ritualísticas recorrentes em diversas tribos, inspiram uma de suas primeiras obras de destaque, a "mulher-colher" (1929), admirada devido a simplificação das formas.
2 - "Bola Suspensa"
Considerada uma das mais relevantes esculturas dessa fase.
Chamou a atenção de Salvador Dali, rendendo à Giacometti uma visita de André Breton (fundador do movimento Surrealista) que decidiu adiciona-lo ao grupo.
A obra apresenta uma espécie de "gaiola", que é um tema recorrente do anos do artista.
Em 1934, Giacometti foi expulso do movimento surrealista. O grupo alegou que, por estar trabalhando com modelos vivos, suas formas passaram a se aproximar demais da realidade, contrariando as convenções impostas.
3 - "O Homem que aponta"
Na sua fase pós-guerra as figuras se tornam alongadas, afiadas e de aspecto frágil.
A Obra "O Homem que Aponta" é considerada uma representação da filosofia do existencialismo.
Frágil, mas ereto, um homem gesticula com o braço esquerdo e aponta com o direito. Não temos ideia do que ele aponta ou por quê. Anônimo e sozinho, ele também é quase um esqueleto. Para o filósofo existencialista Jean-Paul Sartre, de fato, a escultura de Giacometti foi "sempre a meio caminho entre o nada e o ser".
Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (MoMA)
4 - "O homem que caminha"
Na bienal de 1962, o artista expõe a sua Obra Prima: "Homem que caminha".
A forma com que ele modelou essa figura, para muitos representava a fragilidade com que a humanidade caminhava.
A impressão de vulnerabilidade é observada divido a maneira que os braços se estendem e que as pernas afinam. Apesar da dureza do material, a impressão de "quebrar a qualquer momento" é nítida.
5 - Retrato de James Lord
A fase final de sua carreira foi muito celebrada por retratos.
A cabeça é um motivo importante dentro da obra de Giacometti, nela ele costuma concentrar a maior parte dos detalhes, mostrando a autoconsciência da sua iconografia.
Para saber mais sobre o artista, indicamos o Longa metragem O Último Retrato (2017) é uma adaptação do livro de memórias Um Retrato de Giacometti, de James Lord.
Na galeria Arte12b contamos com trabalhos do escultor Mantovani, cuja obra de natureza filiforme, texturizada e alongada é carregada de expressividade.