top of page

4 TED Talks sobre Arte que você precisa assistir

Você conhece o TED Talks?


O TED é uma organização sem fins lucrativos dedicada a espalhar idéias, geralmente na forma de palestras curtas e poderosas, de 18 minutos ou menos. Uma plataforma gratuita onde você entra em contato com idéias para mudar atitudes, vidas e, quem sabe, o mundo.


E dentre tantas excelentes palestras ministradas por excelentes oradores, é claro que há algumas dedicas às artes.


Separamos para vocês quatro palestras que valem o play, pois irão expandir o seu conhecimento sobre o tema e ampliar a maneira de como você consome arte.


QUEM DECIDE O SIGNIFICADO DA ARTE?


Apostamos que você já se fez essa mesma pergunta. Essa questão que tem sido discutida por filósofos e críticos de arte há décadas: até que ponto a intenção de um artista deve afetar sua interpretação da obra? Os planos e motivações do artista afetam seu significado? Ou tudo vem do julgamento do espectador?



DESCOBRINDO A HISTÓRIA POR TRÁS DA PINTURA


Neste vídeo, que é um excelente complemento ao vídeo anterior, a autora Tracy Chevalier nos explica sua forma de apreciar arte, que consiste em olhar para pinturas e imaginar as histórias que existem por trás delas.



A ARTE CONSEGUE CORRIGIR A HISTÓRIA?


E quando a história que devemos observar não é a que o artista quis contar? O artista Titus Kaphar nos instiga a mudarmos nosso foco e confrontarmos as verdades não faladas.



UMA ARTE FEITA DE VERDADE, VULNERABILIDADE E CONEXÃO


A renomada artista de performance Marina Abromovic faz uma breve retrospectiva de sua carreira, enquanto convida sua audiência a se conectar consigo através da arte, pois "nada acontece se você fizer as coisas sempre do mesmo jeito", diz ela.



Pegue a pipoca, dê o play e boa palestra!




bottom of page