4 livros fundamentais sobre Arte

Atualizado: 11 de Out de 2019


4 livros fundamentais sobre arte

Mesmo que arte não precise de explicação e que o mais importante seja a emoção que ela nos desperta, é bastante comum as pessoas serem bastante reservadas na hora de opinar, ou justificar sua opinião com um "ah, eu não entendo nada sobre".


O mundo das artes, contudo, não é um universo indecifrável, e existem bastante opções para quem quer aprender mais sobre.


Abaixo listamos cinco opções de livros super interessantes para quem quer desbravar um pouco mais sobre a História da Arte.


“A História da Arte”


Referências de livros de arte da arte12b

Autor: E. H. Gombrich

Sinopse

A História da Arte é um dos mais famosos e populares livros sobre arte já publicados. Durante 45 anos, permaneceu incomparável como uma introdução a todo o assunto, das mais antigas pinturas em cavernas à arte experimental de hoje. Leitores de todos os tempos e das mais diversas origens encontram em Ernst Gombrich um verdadeiro mestre, que combina o conhecimento e a sabedoria a um talento excepcional para comunicar seu profundo amor pelas obras de arte que descreve. A História da Arte deve sua duradoura popularidade à objetividade e simplicidade do texto, sem mencionar a habilidade do autor para apresentar uma narrativa fluente. Ele descreve como sendo seu objetivo trazer alguma ordem compreensível à riqueza de nomes, períodos e estilos que preenchem as páginas com as obras mais ambiciosas. Além disso, Gombrich usa sua percepção da psicologia das artes visuais para nos fazer ver a história da arte como uma tela contínua e uma mudança de tradições, em que cada obra reflete o passado e aponta para o futuro. Trata-se de uma corrente viva, que ainda liga o nosso tempo à era das Pirâmides. Esta obra clássica permanece sendo a primeira opção e referência para os iniciantes no mundo da Arte.


“Tudo sobre Arte”


Referências de livros de arte da arte12b

Autores: Stephan Farthing e Richard Cork

Sinopse

Abrangente e informativo, Tudo sobre arte será seu guia pelas imagens mais importantes de todos os tempos - aquelas que encontramos ao visitar museus, folhear jornais e revistas ou olhar para a capa de um romance. Organizado cronologicamente e repleto de ícones que encantaram o mundo, este livro traça um panorama da evolução artística em seus mais importantes estilos e movimentos, apresentando as obras emblemáticas da pintura, da escultura, da arte conceitual e da performática, além de análises detalhadas que facilitam sua compreensão.


“Arte Moderna”


Referências de livros de arte moderna da arte12b

Autor: Giulio Carlo Argan

Sinopse

Giulio Carlo Argan foi o último representante de uma grande tradição crítica que corresponde historicamente aos movimentos modernos da arte. De fato, o crítico e ensaísta italiano provém de uma escola (a de Adolfo e Lionello Venturi) que procura o sentido da arte na sua história, mais do que em faculdades inatas ou em princípios absolutos. Foi Argan, aliás, que levou essa orientação até as últimas conseqüências: se a arte é um fenômeno histórico, não há garantia de que ela seja eterna. O desaparecimento do artesanato, de que a arte era guia e modelo, e o surgimento da produção industrial, que se baseia sobre outros princípios, pode muito bem determinar o fim da arte como atividade culturalmente relevante. Essa tese é o pano de fundo desta Arte moderna."Lorenzo Mammì


“Isso é arte?”


Referências de livros de arte da arte12b