054 3878 3723

Rua Dr. Ricardo Stumhoffel, 120, Centro,

Gramado, RS

Casa Cor 2018 - Entre a arte e a arquitetura

Atualizado: 11 de Out de 2019


Aos que me conhecem sabem, o lado direito do meu coração pulsa pelo caminho que escolhi estudar e me aprofundar: a arquitetura.

Já o lado esquerdo do meu peito bate forte pela profissão que a minha mãe me ensinou. Desde pequena estive nesse meio: a arte.

E que linda época do ano é essa das grandes mostras de arte e arquitetura. Meu passeio pela Casa Cor faz o tipo “um olho no peixe e outro no gato”, ops, quero dizer, um olho nos quadros e outro nos detalhes de marcenaria.

Neste ano, tive a oportunidade de visitar a Casa Cor São Paulo e a Casa Cor Curitiba; apresento a vocês uma palinha da mistura arte x arquitetura que encontrei nas exposições.

Gosto de comparar Casa Cor São Paulo com um desfile de moda da Coco Chanel. Provavelmente nós nunca usaremos exatamente o que vemos nas passarelas, mesmo assim, conseguimos tirar um bocado de informações e aproveitar as tendências.

O tema deste ano é “Mostra Viva” e ele é facilmente observado nos detalhes. Muitos tons terrosos, plantas, árvores no meio das salas, fotografias de florestas e inspirações indígenas (as vezes até cavernosas).


Dito esta tendência naturalista, o VERDE foi o que brilhou aos olhos! A cor da vez estava presente em todos os ambientes. Alguns mais discretos, como nas vegetações (folhas, nada de flores) e em outros ambientes, extremamente visível, como na cor das paredes, sofás, tapetes...


Já havia visto em outras edições as grandes telas penduradas em prateleiras. Mas agora, chegou com tudo! Adoro essa nova forma de expor.


Tratando-se de Casa Cor Curitiba, como não reconhecer a beleza da praça principal com as esculturas da artista Bia Doria. A arte foi muito bem reconhecida neste ambiente pelos confortáveis bancos espalhados pelo jardim. É um convite a contemplação da obra.


Não podemos falar de Casa Cor Curitiba sem mencionar o nosso querido Juarez Machado, artista que é figura carimbada das mostras paranaenses. O arquiteto tirou partido da tela para sua composição. Podemos observar as cores da pintura em muitos outros detalhes do espaço.


Parabéns a todos os arquitetos que valorizam arte a usufruem em seu favor!

#CasaCor #CasaCor2018 #Arte #Arquitetura #Mostradearquitetura #MostraViva #Tendência2018 #decoração #quadros #esculturas #juarezmachado