top of page

19 filmes para quem gosta de Arte

Sabemos que tantos as artes plásticas quanto o cinema são duas formas de expressão artística.

E a verdade é que as artes bebem uma da fonte das outras ao criar, e com isso os beneficiados somos nós, os espectadores.

Para quem gosta de saber um pouco mais sobre a trajetória de alguns artistas ou tem curiosidade sobre o mundo das artes, galerias, museus, ou quer, simplesmente, alguma ideia do que assistir, abaixo listamos algumas produções cinematográficas que você precisa assistir.



RETRATO DE UMA JOVEM EM CHAMAS (Portrait De La Jeune Fille En Feu, 2019)



SINOPSE

Marianne é uma jovem pintora na França do século 18, com a tarefa de pintar um retrato de Héloïse para seu casamento, sem que ela saiba. Passando seus dias observando Héloïse e as noites pintando, Marianne se vê cada vez mais próxima de sua modelo.

Disponível em: Now.


TODA ARTE É PERIGOSA (Velvet Buzzsaw, 2019)



SINOPSE

Um temido crítico, uma fria galerista e uma ambiciosa assistente roubam as pinturas de um artista recém-falecido - com graves consequências.

Disponível em: Netflix e Google Play Filmes.


MINHA OBRA-PRIMA (Mi Obra Maestra, 2018)



SINOPSE

Renzo Nervi já foi um pintor bem-sucedido em Buenos Aires, mas hoje não consegue vender um único quadro. Seu amigo Arturo Silva, negociante de obras de arte, faz o possível para valorizar os quadros de Nervi, porém a personalidade arrogante do artista não ajuda nos negócios. Um dia, um acidente inesperado proporciona aos dois uma possibilidade inédita (e ilegal) de ganharem dinheiro dentro do corrupto mercado de obras de arte.

Disponível em: Netflix.


A VIDA E ARTE DE STANISLAW SZUKALSKI (Struggle: The Life and Lost Art of Szukalski, 2018)



SINOPSE

Neste documentário original Netflix, artistas em Los Angeles descobrem o trabalho do esquecido escultor polonês Stanislav Szukalski, um gênio louco com uma história mais louca ainda.

Disponível em: Netflix.



NO PORTAL DA ETERNIDADE (At Eternity's Gate, 2018)



SINOPSE

1888. Após sofrer com o ostracismo e a rejeição de suas pinturas em galerias de arte, Vincent Van Gogh decide ouvir o conselho de seu mentor, Paul Gauguin, e se mudar para Arles, no sul da França.

Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes e YouTube Filmes .



BLURRED LINES: OS SEGREDOS DA ARTE CONTEMPORÂNEA (Blurred Lines: Inside the Art World, 2017)



SINOPSE

Com acesso a espaços restritos ao grande público e declarações de artistas como Marina Abramovic, o documentário fragmenta o complexo ecossistema da economia mundial do mundo da arte em todas as suas camadas.

Disponível em: Now.


ÚLTIMO RETRATO (Final Portrait, 2017)



SINOPSE

O filme acompanha a relação entre o crítico de arte norte-americano James Lord, que decide posar para um retrato de seu amigo, o lendário pintor suíço Alberto Giacometti. Ele não está preparado, no entanto, para as mais exigentes intensidade do pintor, e a experiência testa a relação dos dois.

Disponível em: Google Play Filmes e YouTube Filmes.


GAUGUIN: VIAGEM AO TAITI (Gauguin: Voyage de Tahiti, 2017)



SINOPSE

O pintor Paul Gauguin, já bem conhecido nos círculos artísticos parisienses, se aventura sozinho no outro extremo do mundo, o Taiti, consumido com um desejo pela pureza original, e pronto para sacrificar tudo por sua busca. Empobrecido e solitário, Gauguin entra profundamente na selva taitiana, onde conhece os Maoris e Tehura, sua musa, que inspirará suas obras mais icônicas de arte.

Disponível em: Google Play Filmes e YouTube Filmes.


COM AMOR, VAN GOGH (Loving Vincent, 2017)



SINOPSE

Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin encontra uma carta escrita pelo pintor e enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Decidido a entregar ele mesmo a correspondência, Armand parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do artista falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes e YouTube Filmes.


RODIN (Rodin, 2017)



SINOPSE

Em 1880, o escultor Auguste Rodin trabalha ao lado da esposa Rose Beuret. Ele se apaixona por sua aprendiz mais talentosa, Camille Claudel, que se torna sua amante. Quando o relacionamento termina, Rodin muda radicalmente a forma de seus trabalhos.

Disponível em: Google Play Filmes e YouTube Filmes.


ESPAÇO ALÉM - MARINA ABRAMOVIC E O BRASIL (The Space in Between: Marina Abramovic and Brazil, 2016)



SINOPSE

A artista Marina Abramovic viaja por lugares místicos do Brasil, pesquisando comunidades espirituais, pessoas e lugares de poder.

Disponível em: Amazon Prime Video.


CÉZANNE E EU (Cézanne et moi, 2016)



SINOPSE

O filme que chegou apenas em 2019 aos cinemas brasileiros, conta a história de amizade que resiste ao tempo e às diferenças sociais entre o pintor Paul Cézanne e o escritor Émile Zola.

Disponível em: Now.


NISE: O CORAÇÃO DA LOUCURA (2015)


SINOPSE

Nos anos 1950, uma psiquiatra contrária aos tratamentos convencionais de esquizofrenia da época é isolada pelos outros médicos. Ela então assume o setor de terapia ocupacional, onde inicia uma nova forma de lidar com os pacientes, pelo amor e a arte.

Disponível em: Google Play Filmes e YouTube Filmes.


GRANDES OLHOS (Big Eyes, 2014)




SINOPSE

Pintora e defensora das causas feministas, a norte-americana Margaret Keane enfrenta um de seus maiores desafios ao levar ao tribunal o próprio marido. Em um período em que o reconhecimento de um trabalho feminino era difícil, a artista aceita assinar com o sobrenome do marido e tem sua obra usurpada pela ganância dele.

Disponível em: Netflix.


CAMILLE CLAUDEL 1915 (Camille Claudel 1915, 2013)



SINOPSE

A escultora francesa Camille Claudel foi internada em um sanatório. Lá, vive com o medo de ser envenenada e rodeada por pessoas com deficiências mentais que a atormentam. Ela espera a chegada de seu irmão Paul para que a leve para casa.

Não encontramos a disponibilidade desta obra em serviços de streaming nacionais.


PICASSO E O ROUBO DA MONA LISA (La Banda Picasso, 2012)



SINOPSE

Inspirados em fatos reais. Paris, 1911. Os jovens Pablo Picasso e Guillaume Apollinaire são detidos e interrogados pelo roubo da Mona Lisa do Museu do Louvre.

Disponível em: Google Play Filmes e YouTube Filmes.


RENOIR (Renoir, 2012)



SINOPSE

O pintor Renoir atravessa um mau momento em 1915, quando descobre que seu filho Jean foi ferido na guerra. No meio disto, surge a bela Andrée que se transforma em sua luz.

Disponível em: Google Play Filmes e YouTube Filmes.


FRIDA (Frida, 2002)



SINOPSE

O Filme vencedor do Oscar, aborda a biografia da artista Frida Kahlo, que canalizou a dor de uma lesão incapacitante e seu casamento tempestuoso em seu trabalho.

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes e YouTube Filmes.


BASQUIAT - TRAÇOS DE UMA VIDA (Basquiat,1996)



SINOPSE

Autodestruição e preconceito contra classes sociais marcam a vida agitada do artista de rua Basquiat, descoberto pelo lendário pintor Andy Warhol em 1981 e morto tragicamente por overdose aos 27 anos.

Não encontramos a disponibilidade desta obra em serviços de streaming nacionais.


Já assistiu a alguma dessas obras? Conta pra gente o que achou.

bottom of page