054 3878 3723

Rua Dr. Ricardo Stumhoffel, 120, Centro,

Gramado, RS

16 filmes para quem gosta de Arte e Cinema

Atualizado: 11 de Out de 2019

Aproveitando que estamos a uma semana do início de mais uma edição do Festival de Cinema de Gramado, damos continuidade a nossa série de posts sobre os diálogos entre arte e cinema.


Para quem gosta de saber um pouco mais sobre a trajetória de alguns artistas ou tem curiosidade sobre esse mundo de aristas, galerias de arte e museus, ou quer, simplesmente, alguma ideia do que assistir nesse final de semana, abaixo listamos algumas produções cinematográficas mais recentes e de fácil acesso, mas vale a pena, também, procurar por produções mais antigas.



TODA ARTE É PERIGOSA (Velvet Buzzsaw, 2019)


SINOPSE

Um temido crítico, uma fria galerista e uma ambiciosa assistente roubam as pinturas de um artista recém-falecido - com graves consequências.

Disponível em: Netflix e Google Play Filmes.


A VIDA E ARTE DE STANISLAW SZUKALSKI (Struggle: The Life and Lost Art of Szukalski, 2018)

SINOPSE

Neste documentário original Netflix, artistas em Los Angeles descobrem o trabalho do esquecido escultor polonês Stanislav Szukalski, um gênio louco com uma história mais louca ainda.

Disponível em: Netflix.



NO PORTAL DA ETERNIDADE (At Eternity's Gate, 2018)

SINOPSE

1888. Após sofrer com o ostracismo e a rejeição de suas pinturas em galerias de arte, Vincent Van Gogh decide ouvir o conselho de seu mentor, Paul Gauguin, e se mudar para Arles, no sul da França.

Disponível em: Amazon Prime Video, Google Play Filmes e YouTube Filmes .



BLURRED LINES: OS SEGREDOS DA ARTE CONTEMPORÂNEA (Blurred Lines: Inside the Art World, 2017)

SINOPSE

Com acesso a espaços restritos ao grande público e declarações de artistas como Marina Abramovic, o documentário fragmenta o complexo ecossistema da economia mundial do mundo da arte em todas as suas camadas.

Disponível em: Now.


ÚLTIMO RETRATO (Final Portrait, 2017)

SINOPSE

O filme acompanha a relação entre o crítico de arte norte-americano James Lord, que decide posar para um retrato de seu amigo, o lendário pintor suíço Alberto Giacometti. Ele não está preparado, no entanto, para as mais exigentes intensidade do pintor, e a experiência testa a relação dos dois.

Disponível em: Google Play Filmes e YouTube Filmes.


GAUGUIN: VIAGEM AO TAITI (Gauguin: Voyage de Tahiti, 2017)

SINOPSE

O pintor Paul Gauguin, já bem conhecido nos círculos artísticos parisienses, se aventura sozinho no outro extremo do mundo, o Taiti, consumido com um desejo pela pureza original, e pronto para sacrificar tudo por sua busca. Empobrecido e solitário, Gauguin entra profundamente na selva taitiana, onde conhece os Maoris e Tehura, sua musa, que inspirará suas obras mais icônicas de arte.

Disponível em: Google Play Filmes e YouTube Filmes.


COM AMOR, VAN GOGH (Loving Vincent, 2017)

SINOPSE

Um ano após o suicídio de Vincent Van Gogh, Armand Roulin encontra uma carta escrita pelo pintor e enviada ao irmão Theo, que jamais chegou ao seu destino. Decidido a entregar ele mesmo a correspondência, Armand parte para a cidade francesa de Arles na esperança de encontrar algum contato com a família do artista falecido. Lá, inicia uma investigação junto às pessoas que conheceram Van Gogh, no intuito de decifrar se ele realmente se matou.

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes e YouTube Filmes.


RODIN (Rodin, 2017)

SINOPSE

Em 1880, o escultor Auguste Rodin trabalha ao lado da esposa Rose Beuret. Ele se apaixona por sua aprendiz mais talentosa, Camille Claudel, que se torna sua amante. Quando o relacionamento termina, Rodin muda radicalmente a forma de seus trabalhos.

Disponível em: Google Play Filmes e YouTube Filmes.


ESPAÇO ALÉM - MARINA ABRAMOVIC E O BRASIL (The Space in Between: Marina Abramovic and Brazil, 2016)

SINOPSE

A artista Marina Abramovic viaja por lugares místicos do Brasil, pesquisando comunidades espirituais, pessoas e lugares de poder.

Disponível em: Amazon Prime Video.


CÉZANNE E EU (Cézanne et moi, 2016)

SINOPSE

O filme que chegou apenas em 2019 aos cinemas brasileiros, conta a história de amizade que resiste ao tempo e às diferenças sociais entre o pintor Paul Cézanne e o escritor Émile Zola.

Atualmente em exibição em alguns cinemas nacionais.


GRANDES OLHOS (Big Eyes, 2014)

SINOPSE

Pintora e defensora das causas feministas, a norte-americana Margaret Keane enfrenta um de seus maiores desafios ao levar ao tribunal o próprio marido. Em um período em que o reconhecimento de um trabalho feminino era difícil, a artista aceita assinar com o sobrenome do marido e tem sua obra usurpada pela ganância dele.

Disponível em: Netflix.


CAMILLE CLAUDEL 1915 (Camille Claudel 1915, 2013)

SINOPSE

A escultora francesa Camille Claudel foi internada em um sanatório. Lá, vive com o medo de ser envenenada e rodeada por pessoas com deficiências mentais que a atormentam. Ela espera a chegada de seu irmão Paul para que a leve para casa.

Não encontramos a disponibilidade desta obra em serviços de streaming nacionais.


PICASSO E O ROUBO DA MONA LISA (La Banda Picasso, 2012)

SINOPSE

Inspirados em fatos reais. Paris, 1911. Os jovens Pablo Picasso e Guillaume Apollinaire são detidos e interrogados pelo roubo da Mona Lisa do Museu do Louvre.

Disponível em: Google Play Filmes e YouTube Filmes.


RENOIR (Renoir, 2012)

SINOPSE

O pintor Renoir atravessa um mau momento em 1915, quando descobre que seu filho Jean foi ferido na guerra. No meio disto, surge a bela Andrée que se transforma em sua luz.

Disponível em: Google Play Filmes e YouTube Filmes.


FRIDA (Frida, 2002)

SINOPSE

O Filme vencedor do Oscar, aborda a biografia da artista Frida Kahlo, que canalizou a dor de uma lesão incapacitante e seu casamento tempestuoso em seu trabalho.

Disponível em: Netflix, Google Play Filmes e YouTube Filmes.


BASQUIAT - TRAÇOS DE UMA VIDA (Basquiat,1996)

SINOPSE

Autodestruição e preconceito contra classes sociais marcam a vida agitada do artista de rua Basquiat, descoberto pelo lendário pintor Andy Warhol em 1981 e morto tragicamente por overdose aos 27 anos.

Não encontramos a disponibilidade desta obra em serviços de streaming nacionais.


Já assistiu a alguma dessas obras? Conta pra gente o que achou.