Rua Dr. Ricardo Stumhoffel, 120, Centro,

Gramado, RS

054 3878 3723

luiz de souza

É difícil não se impressionar pelas obras do premiadíssimo artista plástico Luiz de Souza.

Nascido em uma pequena cidade de Santa Catarina, Luiz de Souza começou a desenhar ainda muito pequeno. Radicado em Curitiba há mais de vinte anos, foi na capital paranaense que a técnica do artista se desenvolveu.

Autodidata, o artista plástico define sua formação a partir de muita observação – principalmente em galerias de arte e museus – e da experimentação.

Com influência de diferentes escolas artísticas, Luiz de Souza gosta de não se prender a uma única vertente, e de viajar entre elas. Sua técnica, a maestria em claro e escuro, a luz e a sombra, provém dos artistas clássicos renascentistas.  O artista também é adepto do trompe-l'oeil – técnica artística que, com truques de perspectiva, cria uma ilusão ótica que faz com que formas de duas dimensões aparentem possuir três dimensões.

O artista plástico, que começou como artista surrealista, atualmente pertence à escola artística literária do realismo fantástico. Nas obras de Luiz de Souza é possível perceber as influências do teatro – principalmente a Commedia Dell’arte -, da psicologia e da metafísica.

Em suas obras, pintadas em óleo sobre tela com finas camadas, Luis de Souza exprime seus gostos pessoais – tais como objetos antigos, desgastados pelo tempo, que possuam uma história -, as texturas das paisagens, o cotidiano das pessoas. Entre paisagens famosas contempladas pelo artista plástico, estão Veneza e França. Faz parte de seus projetos futuros uma série inspirada em Portugal.

As obras do artista plástico Luiz de Souza são admiradas pela harmonia das cores, o contraste das sombras e a composição dos personagens, assim como pelo refinamento da técnica.  

Série Mãe Natureza

Sempre atento ao cotidiano, Luiz de Souza criou uma belíssima série intitulada Mãe Natureza.

 

A série é composta de oito desenhos que procuram enaltecer a força, a beleza, capacidade de gerar, transformar e se regenerar. Desta vez, os personagens Arlequins de Luiz de Souza são representados em preto e o fundo é monocromático branco - uma inovação para o artista (que domina com sabedoria a composição das cores). Isso acontece porque são desenhos inicialmente feitos em grafite e reproduzidos em Canvas. 

 

A sequência de trabalhos é muito conceitual. Luiz de Souza faz uma conexão entre as obras e as pessoas que estão em tratamento de câncer, comparando o procedimento com as estações do ano. Em uma iniciativa beneficente, o artista oferece parte da venda destas obras para a ONG Atitude na Cabeça, que confecciona perucas para pessoas com patologias que causam a total ou parcial perda dos cabelos.

Gostou? 

Solicite um orçamento

Luiz de Souza | Pintura palhaços | Artista Plástico | 

Surrealista | Pintura surrealista | Quadros | Pintura | Artista curitibano |

Arte realista | Obra de arte